08 janeiro, 2009

O que é cerimonial.

Muitas clientes me perguntam o que é que um cerimonial faz. Pode ser chamado de assessoria, de organização mas o fato é que ter alguém de sua confiança organizando para você a sua festa tão sonhada é importante.

Quando não há um cerimonial, as coisas podem dar certo, claro, mas você vai ter que contar com a sorte, com a ajuda de alguma amiga, ou estar num clube/hotel/casa de festa em que alguém ficou responsável pelo seu evento.

Hoje que as festas viraram um acontecimento envolvendo inúmeros profissionais, alguém tem que coordenar todas as equipes e esse alguém é o cerimonial.

Abaixo o texto da Vera Simões, uma profissional excelente que escreveu o livro: CASAR – Do planejamento à celebração em grande estilo, quando ela explica o que um organizador pode fazer por você e sua família:


- Reduzir o nível de estresse num período da vida de vocês que será particularmente estressante

- Ajudá-los a definir um orçamento realista

- Dentro do seu orçamento, apresentar-lhes as melhores opções de locais para a cerimônia e a festa, floristas, fotógrafos, músicos, buffet, boleiras, empresas de aluguel de carro etc.


- Conseguir o melhor preço, pois organizadores são os melhores clientes de cada fornecedor do seu casamento.


- Coordenar a atuação de cada fornecedor envolvido.


- Orientá-los na assinatura dos contratos com os fornecedores.


- Aconselhá-los em caso de dúvida.


- Agir como seu porta-voz, garantindo que seus desejos sejam compreendidos pelos fornecedores.


- Coordenar todas as atividades no dia da festa.


- Resolver as emergências e os imprevistos.


- Garantir que no dia tudo aconteça no momento exato.



Além destes, na minha opinião as funções do cerimonial são muitas e dependem de cada cliente, de cada situação. Eu já fiz festas que minha equipe costurou vestido, colou sapato, chamou ambulância, emprestou cinto para noivo, emprestou terno para o pai dançar a valsa com a filha, dirigiu para noiva e outras tantas situações que se apresentaram e que foram resolvidas.

Somos facilitadores, integradores de serviços, anjos-da-guarda, psicólogos e ouvido amigo também.

É preciso ter experiência de vida para lidar com tantas emoções e situações complexas. A gente lida com pessoas, com famílias, suas expectativas e sonhos mas também com seus enredos e dramas.

É preciso ter frescor para não se congelar, para estar sempre aprendendo e saber que nunca se sabe tudo.

É uma delícia o nosso trabalho, mas não é fácil.

Não me imagino trabalhando com outra coisa que não eventos, mas quando alguém me diz: Você trabalha com festas? Que ótimo!!!!

.

Eu penso assim: Mal sabe que eu fico de pé 18 horas por festa!!!!!

E por outro lado: Nada melhor que o abraço gostoso que eu ganho da noiva-aniversariante-debutante no fim da festa.

É realmente uma delícia o nosso trabalho, mas não é fácil!!!!!


Bjs e vamos começar 2009 com o pé direito!!!

Espe

8 comentários:

Casar é Fácil disse...

Espe,

Adorei seu post! Concordo em gênero, número e grau com tudo que você escreveu. Assim como você, eu também AMO o meu trabalho e já não me imagino fazendo outra coisa.

Um super beijo,
Manú

Unknown disse...

estive em sua página e aprendi muito
pois estou mexendo com cerimonial e ornamentaçã . Entrei meio q por nessecidade para ajudar uma amiga e gostei muito mas tenho muito q aprender ainda

Unknown disse...

Estive visitando sua página e gostei muito pois estou mexendo com cerimonial e ornamentação, Um vez entrei pra ajudar uma amiga e tomei gosto pela coisa , mas ainda tenho muito q aprender.Obrigadao pels dicas
Um forte abraço

Esperanza Macarena disse...

Entre e fique a vontade, qq coisa que precisar pode me escrever. bjao, espe

Unknown disse...

Entrei em sua pagina para saber mais sobre cerimonial pq vou ajudadr uma amiga .Adorei sua diacas se dar tudo certo quero continuar nesta area

Anônimo disse...

Eu queria saber porque as cerimonialista costumam, querer "ajudar" o fotógrafo, e acabam atrapalhando? Como agir?O que fazer pra resolver este problema? O fotógra fo não é contratado pela cerimonialista.

Dayane disse...

Bom já ajudei no casamento de uma amiga e foi muito bom, fiz o meu casamento ajudando as minhas amigas e agora com a sua dicas vou ajuda no casamento da minha irmã, gosto muito de eventos!!!!

Anônimo disse...

Oi eu trabalho nu cerimonial gostaria de saber qual a função de cada uma a dona do cerimonial que trabalho eu acho muito exigente não concordo muito com as coisa que ela faz mas faço será que vc poderia me dar umas dicas obrigda