17 agosto, 2008

Uma festa Brasil-China!!!!


Marilena me disse que me conheceu no Caiçaras. Eu estava montando um casamento, ela tinha ido ao clube definir detalhes, passou pelo salão e falou comigo.
.
Ela se lembra que eu lhe entreguei o cartão e disse: “Adoro fazer festas de 15 anos, me liga que eu vou adorar fazer a festa da Luciana.”
.
E ela me ligou e nós fechamos. Eu não me lembro desse nosso primeiro encontro, mas jamais esquecerei Marilena, cujo nome chinês é Chen, e sua família.
.
Só posso admirar muito uma mãe que, nascida na China, chega no Brasil, aprende o nosso idioma, cria sua filha aqui e quando chega os 15 anos decide proporcionar a ela uma festa à moda do país. Luciana freqüenta altas festas e a mãe que quis dar a filha um festão compatível, não mediu esforços para isso!!! (Caraca, eu fico imaginando se eu fosse para a China quantos mil anos eu demoraria para falar Chinês!!!!!)
.
Nos nossos primeiros encontros toda hora eu pedia pra Lu que ela me ajudasse a entender o que a mãe dizia. Quando eu ouvi pela primeira vez: Jijei é muito importante, custei a entender que ela falava do DJ. No final eu estava entendendo tudo.
.
Hoje, domingo, no dia seguinte da festa, ela gentilmente me ligou, perguntando até que horas eu fiquei na desmontagem, se eu estava cansada, me contou o que fez quando chegou em casa, me disse que a comunidade dos chineses gostou muito da festa, acharam tudo chic e que ficou feliz pq os adolescentes se comportaram muito bem.
.
Eu conheço os hábitos da galera que faz 15 anos e ela conhece os hábitos de sua comunidade. Foi como se cada uma de nós tivesse metade da receita. Era preciso combinar bem os ingredientes para dar certo. Assim sendo, a festa começou as 20:30hs, muito cedo para nós cariocas mas pasmem, na hora marcada chegaram os convidados chineses em peso. Sabe aquela fama da pontualidade inglesa? Esqueçam!!! Pontualidade chinesa é o termo correto.
.
Para definir como seria o cerimonial eu perguntei pra mãe com quem Luciana ia dançar. Ela me disse com o pai, um tio e o irmão. E eu falei: " Não vai ter príncipe?" e ela: " No, principe no. Se quiser pode dançar com todos os primos". Ai foi a Luciana que não quis. Resumo da ópera, nem principe nem primos, ficamos só com o trio inicial.
.
Tiramos Luciana do salão as 23:15hs, a maquiadora e cabelereira foram ao clube produzir a linda Luciana (idéia minha). Antes de iniciar o cerimonial pedi pra Lu mais uma vez falar o nome todo do irmão e a essa altura ela já ria de mim. Ela repetiu pela décima oitava vez: Zhang Jia Wang e lá fui eu com meu roteiro na mão, repetindo o nome mentalmente porque eu não queria errar de jeito nenhum. Na hora de anunciar a valsa consegui falar direitinho!!!! Pelo menos ninguém reclamou!!!! Foi acabar o cerimonial, cantar os parabéns que a maioria dos adultos foi embora. Luciana e seus amigos curtiram o funk até as 2:00hs. Marilena tinha razão quando me dizia que chinês vai embora cedo da festa. Adiantar o cerimonial foi idéia dela!!!
.
Foi uma experiência tão diferente, tão rica, tão cheia de particularidades. Imaginem a lista de convidados em português e em chinês. Quando a Taty mandou a lista por fax pro Caiçaras as meninas da secretaria ligaram:
“Ei, aqui no clube ninguém sabe o que esses símbolos querem dizer não!!!!! Como vai ser?” . Marilena já tinha dito que um tio da aniversariante ficaria na portaria com a gente para nos ajudar.
.
Eu sou mesmo muito sortuda pq tem certas coisas que meu trabalho me proporciona que não tem preço.
.
E como diz o Kfouri – um jornalista que eu adoro – e eu ainda ganho pra isso!!!!!!
.


Depois eu volto com mais fotos e para falar do casamento do marimbas!!!!
.

Abaixo eu e Camila -- uma linda convidada de Luciana !!!! Sou ou não sou sortuda????






Um comentário:

Zeza disse...

Espe, parabéns pela festa! que desafio, hein?

Valeu pela força! Que tal mandar um dj daí para mim? ;D

um beijo e fica na torcida!